segunda-feira, maio 27, 2024
InícioDestaqueTecnologias, interações entre forças e legislação são debatidas pela Sejusp em encontro...

Tecnologias, interações entre forças e legislação são debatidas pela Sejusp em encontro nacional

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participa nesta sexta-feira (15), em Florianópolis (SC) da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

Na pauta da reunião estão apresentações, palestras, debates, deliberações internas e discussões de temas como as tecnologias na Segurança Pública, a interação entre as forças de Segurança, a violência no campo e alterações legislativas.

Durante o dia houve a apresentação do Secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Sarrubbo. Ele propôs a criação de um grupo de trabalho nacional na Senasp com o Consesp para melhorar a articulação junto aos recursos do Fundo Nacional de Segurança com os Estados. O secretário afirmou que busca avanços e resultados na área, além do diálogo com os Estados.

Durante o encontro, o titular da Senasp destacou que no Consesp os secretários de segurança de todo o Brasil travam um diálogo que é fundamental na construção de diretrizes seguras para a segurança de todo o País. “Há uma conjugação de esforços para se elevar o patamar da segurança no Brasil através dessa troca de experiências, ações e sugestões no campo legislativo”, ressaltou Mário Sarrubbo.

Aconteceu ainda a eleição do novo presidente do Consesp. O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, foi eleito por aclamação e assume no lugar do secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Sandro Caron. Avelar é delegado da Polícia Federal. Ele terá como vice-presidente do Consesp o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, que é delegado da Polícia Civil.

“Precisamos dar voz aos profissionais da segurança pública, que conhecem as peculiaridades de cada região desse País e o que precisa ser feito para melhorar a segurança pública da comunidade. Então, somar os esforços com todo esse espírito de integração com o governo federal”, afirmou o presidente eleito do Consesp, Sandro Avelar.

Videira passa vice-presidência regional para secretário de Goiás

Após cinco mandatos consecutivos à frente da Regional Centro-Oeste do Consesp, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, passou nesta sexta-feira a vice-presidência regional para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos. Oficial da PM, ele já foi Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás.

“Nesses seis anos junto ao Consesp, sempre em sintonia com os demais secretários de estados que tem fronteira com outros países, procuramos mostrar ao Ministério da Justiça e ao Governo Federal a importância de investimentos nas polícias dessas unidades federativas, que acabam sendo portas de entrada para drogas, armas e outros ilícitos no Brasil”, destaca Videira.

Para o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, esses investimentos feitos pelo Governo Federal nos estados fronteiriços representam significativa economia para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, que são os principais destinos dos ilícitos que ingressam no país pelos estados fronteiriços.

Videira lembra que a padronização de ações e procedimentos, também foram trabalhos importantes realizados à frente da vice-presidência da Regional Centro-Oeste do Consesp. “Agora o secretário de Goiás [Renato Brum] dará continuidade a toda essa política implantada, especialmente por ter aquele estado divisa com Mato Grosso do Sul e também sofrer os efeitos daquilo que acontece nas fronteiras”, finalizou.

Sobre o Consesp

O Consesp reúne os secretários de Segurança Pública dos estados da federação. Entre as suas missões estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e também propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

O Consesp também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.

Joelma Belchior, Comunicação Sejusp

Fonte: Agencia de Notícias – MS

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários