terça-feira, junho 18, 2024
InícioPolíciaPolícia Civil aperta o cerco contra caçadores e pescadores ilegais em Rio...

Polícia Civil aperta o cerco contra caçadores e pescadores ilegais em Rio Negro

Neste começo de ano (2024), as forças de segurança locais, em especial, a Polícia Civil e Polícia Militar Ambiental (PMA), tem empreendido esforços no combate aos crimes ambientais, como a caça e pesca ilegal, sendo apreendidas armas de fogos, petrechos para a pesca e inúmeros exemplares de peixe pescados de forma ilegal. Em 15 dias, pelo menos cinco pessoas já foram autuadas pela Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro por porte ilegal de arma de fogo ou pesca em período e local proibido.

A cidade de Rio Negro é conhecida pelas suas belezas naturais, com diversos atrativos turísticos, recebendo carinhosamente o nome de Portal do Pantanal, justamente pelo bioma, região geográfica e suas riquezas naturais.

Infelizmente, tem sido frequente os casos de crimes ambientais cometidos nos limites do nosso município, com grupo de caçadores e pescadores atuando de forma ilegal, desrespeitando as legislações e regulamentações existentes, o que acaba refletindo na devastação da fauna silvestre. Destaca-se, ainda, que grande parte dos animais da região encontra-se em situação de extinção e/ou proteção, e o período de defeso da Piracema vai até o dia 28 de fevereiro de 2024, época de reprodução dos peixes nativos.

A Polícia Civil adverte que os rigores serão ainda maiores ao longo deste ano, considerando que a região acabou atraindo caçadores e pescadores ilegais, sem qualquer conscientização ambiental e de proteção com o município. Dessa forma, além das multas administrativas estipuladas, com valores normalmente elevados, outras medidas de caráter criminal serão adotadas, inclusive com a restrição de liberdade e prisão desses indivíduos.

Para mais informações sobre a regularização das atividades de caça e pesca, procure a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).

Fonte: Policia Civil MS

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários