segunda-feira, abril 22, 2024
InícioPolíciaDPCOM da PMMS realiza Seminário Estadual do PROERD

DPCOM da PMMS realiza Seminário Estadual do PROERD

Campo Grande (MS) – A DPCOM (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) realizou nos dias 23 e 24 de fevereiro o encontro do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na cidade de Campo Grande, no Auditório do Imasul. Ao todo 36 Instrutores e instrutoras Proerd de vários municípios do Estado participaram do evento intitulado III Seminário Estadual do PROERD/MS: 26 anos promovendo a prevenção.

Durante o encontro, o diretor da DPCOM e Coordenador Estadual do Proerd, Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira deu as boas-vindas aos participantes e, encaminhou as pautas de trabalhos que visam otimizar e melhor desenvolver a atuação do programa da Polícia Militar que foi instituído no ano de 1997 em terras sul-mato-grossense, ou seja, a nível de Brasil, Mato Grosso do Sul é o 3º estado mais antigo de Proerd, ficando apenas atrás dos

pioneiros SP e RJ.

Dentre as diversas palestras ministradas, a Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Goes, da 28ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, trabalhou o tema “Prevenção às violências nas escolas”. O Psicólogo e vereador Ronilço Guerreiro conduziu os conhecimentos a respeito da “Sensibilização Proerd”. Outro conhecimento interagido tratou das temáticas sobre “Autismo e TDAH”, tendo como palestrante a psicóloga Aparecida Veiga.

Sob outra perspectiva, a pesquisadora e doutoranda, sargento PM Dieny que realiza estudos acerca das particularidades e evolução do Proerd, a subtenente PM Orlanda e o sargento PM Lemes, ambos pedagogos e a sargento Patrícia especialista na área de Letras trouxeram ao evento dinamismo e importantes atividades em grupo ao trabalharem assuntos relacionados aos materiais didático-pedagógicos do Proerd.

Ainda em conformidade com a programação do seminário, houve um espaço reservado para homenagear pessoas que, por meio de suas ações e colaboração ímpar, demonstraram espírito de engajamento e firme comprometimento com as atividades preventivas propostas pelo Proerd. Nesse sentido, o momento das homenagens foi de muita alegria, saudosismo e de muita descontração. E isso foi muito perceptível nas falas do Coronel PM Ávalos, Coronel PM Oscar, Coronel PM Villasanti, Subtenente PM Olmedo e Subtenente PM Jaime.

Eles fazem parte do quadro de instrutores precursores do programa e a cada discurso proferido por esses proerdianos, muitas lembranças vieram à tona, enchendo todos os participantes de orgulho e despertando a certeza de que os grandes feitos do passado, não só ecoam positivamente no presente, como aviva a confiança de que os conteúdos preventivos ministrados em sala de aula pelos policiais militares estão cada vez mais frutíferos e prósperos.

Nessa direção, o Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul fez uma fala muito espontânea e bem cativante. Destacou a importância dos primeiros anos de atuação do Proerd e o quanto foi desafiador e gratificante a busca pela consolidação do Proerd-MS. Nessa mesma linha, o Coordenador Estadual do Proerd, Coronel PM Alexandre agradeceu os homenageados ao dizer que eles foram “pedras mestras” da missão de implantação do programa de prevenção e, se hoje o Proerd-MS comemora 26 anos de existência, isso se deve a cada pessoa que não mediu esforços na construção do sucesso do Proerd.

As personalidades agraciadas no evento foram:  Maria Lúcia de Fátima de Oliveira, diretora da Escola Municipal Antônio José Paniago,  Cel PM RR Ávalos, Cel PM RR Oscar,   vereador Cel PM RR Villasanti, Cel PM Alexandre, subtenente PM RR Olmedo, subtenente PM RR Jaime e a subtenente PM RR Orlanda. Os homenageados também foram parabenizados pelo deputado estadual Junior Mochi que pontuou que o Proerd é uma realidade em Mato Grosso do Sul, que o programa já tem uma atenção especial da PMMS e, merece sempre ter também uma atenção especial de toda a administração pública, porque é um programa transversal de prevenção capaz de colaborar com a educação que é transformadora, dessa forma, tem o poder de mudar a realidade no contexto geral, inibindo o uso de drogas e a prática da violência.

A Polícia Militar, por meio da DPCOM desempenha e busca constantemente aperfeiçoar os seus programas e projetos preventivos, buscando incessantemente otimização, técnica e qualidade, mantendo sempre o compromisso de servir e proteger, porque a “PMMS Não Para”.

Texto e imagens: Assessoria de Comunicação da DPCOM

Fonte: Policia Militar MS

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments