quarta-feira, abril 24, 2024
InícioCapitalDetran-MS supera marca de 80 leilões realizados pelo segundo ano seguido

Detran-MS supera marca de 80 leilões realizados pelo segundo ano seguido

Pelo segundo ano seguido o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) superou a marca de mais de 80 leilões realizados. A otimização de processos internos, aumentou a eficiência dos certames, ampliando a segurança e também a transparência.

Relatório anual da Gedest (Gerência de Destinação de Veículos) mostra que embora a quantidade de leilões realizados em 2023 tenha sido menor que a de 2022, o número de veículos ofertados no último ano foi 3% maior, com o arremate de 9.145 veículos.

Conforme o balanço, em 2023 foram realizados 29 certames na modalidade veículos para circulação, 29 de sucata aproveitável, e 24 de sucata inservível. 

A disponibilização de veículos para leilão, segue a Resolução Contran nº 623/16 que regulamenta procedimentos administrativos para a remoção, custódia e realização de leilão de veículos que foram removidos ou recolhidos por órgãos que integram o SNT (Sistema Nacional de Trânsito), e que não foram recuperados pelos seus proprietários dentro do prazo de 60 dias, mesmo com as duas notificações, uma no ato da entrega do veículo e outra no Diário Oficial do Estado.  

A abordagem de leilões, não só evita o acúmulo de veículos nos pátios das agências, mas também tem um impacto positivo na sustentabilidade. Desde 2020 a operação Pátio Zero, tem objetivo de evitar que esses veículos se tornem obsoletos, com acúmulo de sujeira, lixo e larvas de mosquito. 

Renajud

Na presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o Detran-MS foi o primeiro do País a firmar um termo de cooperação com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), para racionalizar o procedimento de retirada de restrição judicial nos processos cíveis de competência da justiça estadual. O primeiro certame nesta modalidade está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2024. 

Fonte

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments