quinta-feira, maio 30, 2024
InícioCapitalCirurgia de João Carreiro teve duração de 12 horas

Cirurgia de João Carreiro teve duração de 12 horas

O diretor-médico do Hospital do Coração de Campo Grande, Jandir Junior, disse durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (4), que o cantor João Carreiro foi vítima de mais de uma causa de problemas cardíacos, que levaram à mesa de cirurgia, onde acabou morrendo, aos 41 anos.

Foi uma cirurgia difícil, na definição do médico, e que durou 12 horas, bem mais que a média nesse tipo de intervenção, com duração em torno de 4 a 5 horas. O cantor sofreu, nas palavras de Jandir Junior, uma complicação inerente a esse tipo de procedimento.

Para realizar a cirurgia, foi usado o suporte de uma máquina que, em linguagem leiga, ajuda o coração a continuar funcionando. Por horas, disse o médico, os batimentos foram mantidos, mas chegou um momento em que, ao desligar a máquina, o corpo do cantor não suportou mais e o coração parou.

Segundo o médico explicou, o artista já apresentava sinais de um coração cansado, inclusive aumentado.

“O coração dele já não era normal, o órgão já tinha uma dilatação fora do comum”, disse Jandir Junior.

Além do popular sopro no coração, João Carreiro tinha uma calcificação no anel da válvula mitral, afirmou o médico. “Foi mais de uma causa. Foi um prolapso com uma degeneração importante da válvula, que pode ter acontecido durante anos”.

Médico Jandir Junior
Jandir Junior usa ilustração para explicar procedimento cirúrgico a que João Carreiro foi submetido. (Foto: Maressa Mendonça)

Possíveis causas para esses problemas, acrescentou o profissional de saúde, são a febre reumática e a degeneração precoce da válvula mitra.

Segundo a explicação do médico, a maior parte dos casos de prolapso, o sopro, é assintomática.

“No caso do João, pode ter sido um problema desde a infância que foi evoluindo ao longo da vida”

O corpo de João Carreiro foi velado na Câmara Municipal de Campo Grande e no fim da manhã foi levado, para Cuiabá, capital do Mato Grosso, cidade onde o cantor nasceu e será sepultado, depois de despedida no Ginásio Aecim Tocantins.

Fonte

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários