quinta-feira, junho 13, 2024
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Planejamento integrado e otimização de resultados são desafios na construção de um novo ambiente regulatório

Responsável pela coordenação, supervisão e liderança das atividades relativas a orçamento, finanças, controle patrimonial, planejamento e área administrativa na Agência Estadual de Regulação (AGEMS), a Superintendência de Administração e Finanças (SAF) inicia 2024 com a perspectiva de expansão de resultados no suporte ao pleno exercício da atividade da Agência.

“O ano de 2023 foi de gestão orçamentária eficiente, controle patrimonial rigoroso, apoio ao planejamento estratégico, implementação de inovações em processos financeiros e administrativos, e transparência e prestação de contas”, enumera a superintendente Daniella Lima. “Acredito que a SAF desempenhou um papel multifacetado e estratégico no sucesso da AGEMS, contribuindo para uma administração eficiente e o alcance de resultados de excelência em todas as áreas”.

Desafios superados para os melhores resultados

O enfrentamento a importantes desafios influenciou os resultados de 2023 e pavimentou o caminho para o que vem neste ano. Sob coordenação da SAF, a Agência garantiu que os recursos financeiros fossem alocados de forma eficiente e em conformidade com as políticas e diretrizes estabelecidas, maximizando os resultados e minimizando os desperdícios. Também assegurou um controle rigoroso sobre os ativos da agência, com o registro adequado, protegidos e utilizados de forma eficiente.

O diretor-presidente Carlos Alberto de Assis destaca que, embora esse setor seja formalmente considerado uma “área meio”, todos os setores da AGEMS são vistos como atividade finalística, com o objetivo de entregar o melhor para o cidadão. “A regulação lida com serviços essenciais na vida das pessoas, então, nós entendemos que o campo administrativo tem o mesmo valor que uma atividade lá na ponta, e trabalhamos para que tenha igualmente essa qualidade”, assegura.

Planejamento, estratégia e abordagem integrada

No campo do Planejamento Estratégico, a superintendência focou em desenvolver e implementar planos que orientem as atividades a longo prazo, alinhados com sua missão e objetivos institucionais.

Daniella Lima também destaca a importância de assegurar que os processos administrativos da agência sejam eficientes e transparentes, promovendo a qualidade e a agilidade na prestação de serviços internos e externos. “Para superar todos esses desafios, tem sido fundamental que a equipe da SAF adote uma abordagem colaborativa e proativa, buscando constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos”.

Algumas estratégias consideradas importantes e que serão aplicadas neste ano incluem:

  • Utilização de Tecnologia: Implementar sistemas e ferramentas tecnológicas que facilitem o gerenciamento de informações e processos, aumentando a eficiência e reduzindo o risco de erros.
  • Comunicação Efetiva: Estabelecer canais de comunicação claros e abertos entre os membros da equipe e outras áreas da agência, promovendo uma cultura de colaboração e compartilhamento de informações.
  • Monitoramento e Avaliação: Estabelecer indicadores de desempenho e metas claras para acompanhar o progresso e identificar áreas de melhoria, permitindo uma abordagem baseada em dados na tomada de decisões.
  • Gestão da Mudança: Estar aberto à inovação e adaptar-se rapidamente às mudanças nas circunstâncias internas e externas, buscando sempre soluções criativas e eficazes para os desafios que surgem.

Considerando que o trabalho da SAF é voltado para diferentes públicos, interno e externo, a busca pela melhoria do atendimento é contínua, com a perspectiva de alavancar em 2024 ações que têm contribuído para os melhores resultados. Isso inclui:

  • Simplificar e agilizar os processos internos relacionados a orçamento, finanças, controle patrimonial, recursos humanos e outras áreas. Resultados positivos têm vindo da automação de processos, revisão de procedimentos e capacitação da equipe para garantir uma prestação de serviços internos mais eficaz.
  • Fortalecimento da Comunicação Interna, em que a SAF trabalha para melhorar o fluxo de informações dentro da agência, garantindo que todos os colaboradores estejam bem informados sobre políticas, procedimentos e iniciativas em andamento.
  • Parcerias Estratégicas com Fornecedores e Prestadores de Serviço, atuando de forma proativa para garantir que as necessidades da agência sejam atendidas, envolvendo a negociação de contratos vantajosos, o estabelecimento de padrões de desempenho e a realização de avaliações periódicas de fornecedores.
  • Implementação de Feedback e Avaliação de Desempenho, com a coleta regular de devolutivas de seus diversos públicos. O uso dessas informações permite identificar áreas de melhoria e oportunidades de inovação. Isso pode incluir pesquisas de satisfação, grupos focais e outras formas de consulta aos usuários dos serviços da SAF.

Mais inovação

Para 2024, algumas iniciativas que também podem estar no radar da SAF prometem potencializar o aperfeiçoamento que a superintendência tem buscado:

  1. Digitalização e Automatização de Processos: Investir em tecnologias e sistemas de informação, visando aumentar a eficiência operacional e reduzir o tempo de resposta aos usuários dos serviços.
  2. Aprimorar os mecanismos de transparência e prestação de contas, garantindo que as informações financeiras e administrativas da agência sejam facilmente acessíveis e compreensíveis para todos os seus públicos.
  3. Desenvolver Talentos e Liderança: Investir no desenvolvimento profissional e liderança da equipe da SAF, garantindo que estejam capacitados para enfrentar os desafios em constante evolução do ambiente regulatório e financeiro em que a agência opera.
  4. Adoção de Práticas de Sustentabilidade: Integrar considerações de sustentabilidade nas operações da SAF, buscando reduzir o impacto ambiental de suas atividades e promover o uso eficiente de recursos naturais e financeiros.

 

Gizele Oliveira 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

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