Um detento de 40 anos, cuja identidade não foi revelada, faleceu na tarde desta terça-feira (13) na Penitenciária Jair Ferreira de Carvalho, apresentando sinais de agressão.
Segundo um perito, a vítima tinha lesões na traqueia compatíveis com morte resultante de violência. O exame necroscópico, divulgado na madrugada desta quarta-feira (14), confirmou as suspeitas. Inicialmente, acreditava-se que o homem havia falecido após passar mal na prisão.
Ele estava alojado na cela 24 do pavilhão 1 da penitenciária, local que, segundo a perícia, não estava preservado. As celas 03 do pavilhão da enfermaria, onde o detento permaneceu desde as 8 horas até o momento do óbito, foram periciadas. A lista de presos dessas celas também foi recolhida para auxiliar em futuras investigações. Relatos anteriores indicam que o detento começou a passar mal em sua cela por volta das 08 horas e foi transferido para a enfermaria.
Por volta das 13 horas, ele ainda se queixava de dor, e às 14 horas, os outros internos da cela 3 alertaram os agentes sobre seu estado. Quando os agentes entraram na cela, encontraram a vítima aparentemente sem vida, e os serviços de emergência confirmaram o óbito. A Polícia Civil foi acionada para investigar as circunstâncias da morte, e a Equipe de Perícia Criminal está conduzindo a investigação. O caso permanece sob investigação.