domingo, junho 23, 2024
InícioCidadaniaGoverno recepciona Cardeal do Vaticano em visita a Missão Salesiana de Mato...

Governo recepciona Cardeal do Vaticano em visita a Missão Salesiana de Mato Grosso

O Governo do Estado esteve presente na recepção organizada pela Missão Salesiana de Mato Grosso ao Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Cardeal Ángel Fernández Artime, nesta quinta-feira (7). Artime faz parte do Colégio de Cardeais, que tem como função auxiliar o Papa Francisco no governo da Igreja, em eventos importantes e na evangelização do mundo.

Sua Eminência Reverendíssima recebeu ainda o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, concedido pela Assembleia Legislativa, como reconhecimento da Casa de Leis pela dedicação à Missão Salesiana na educação de jovens.

O Cardeal é o 10º sucessor de Dom Bosco. A visita de Artime conta com uma extensa programação que segue até 16 de março. Ele percorrerá as presenças salesianas pertencentes à Inspetoria de Campo Grande (paróquias, comunidades, escolas, universidades, obras sociais e missões indígenas) que envolvem os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo.

A maior parte dos dias de visita será nas aldeias indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro, da região de Mato Grosso.

Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, entregou uma saudação especial em nome do governador Eduardo Riedel e enalteceu a história de vida do Cardeal, que ‘de um menino pescador de peixes, que cresceu na simplicidade, se transformou em um grande pescador de almas’.

“A história de Vossa Eminência o coloca em uma posição de alta representação; não apenas religiosa, mas também do sentimento, que fala com a voz do coração e leva para o Vaticano o sentimento das pessoas mais humildes, como do engraxate e sorveteiro que fui. Espero que possa levar para Roma o sentimento da simplicidade do povo sul-mato-grossense: o Estado do Pantanal, das águas, de Bonito e Bodoquena, da pecuária, o grande celeiro do mundo, da grande produção, mas sobretudo o Estado de um povo extremamente acolhedor. Sinta-se de fato e de direito um cidadão dessa terra. Parabéns por essa homenagem e seja sempre bem-vindo ao Mato Grosso do Sul”, declarou Barbosinha.

O Cardeal agradeceu a honraria, deixando de lado a página preparada para o discurso para, segundo ele, ‘quebrar o protocolo e falar com o coração’.

“Quem fala aqui é um filho de pescador, de família de pescadores. Entendo a simplicidade da vida, o trabalho, estar quatro ou cinco dias no mar, a sobriedade no viver. Entendo a sensibilidade para aqueles que a tem, como a responsabilidade deste parlamento de servir ao povo deste Estado. Essa grande honra não é para mim, mas sim ao carisma de Dom Bosco, que sempre ajudou os jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra. Onde Deus me levar será sempre oportunidade para pensar nos jovens, ser sensível na igreja e os que tem menos oportunidades. O meu serviço será sempre ajudar e servir”, ressaltou.

Dentre as principais funções de um cardeal, estão: Diálogo com o Papa, em que assessora o Papa em questões importantes e participa do Conclave, responsável pela eleição do próximo Papa, em caso de vacância; Liderança Diocesana, com a ocupação de cargos de liderança em dioceses importantes ao redor do mundo, desempenhando um papel fundamental na administração e orientação espiritual; e Colegiado Ecumênico, com a participação em decisões cruciais que afetam toda a Igreja, trazendo uma perspectiva global para as questões da evangelização no mundo atual.

Currículo

O Pe. Ángel Fernández Artime, que completará 64 anos em 21 de agosto próximo, nasceu em Gozón-Luanco Oviedo, Espanha. Seu pai era pescador e sua mãe vendia o pescado. Em 1970 sua família mudou-se para Astudillo, Palência, onde se matriculou em um internato.

Depois estudou três anos em Cambados (Pontevedra) e depois ingressou na escola salesiana de Leão. Fez a primeira profissão salesiana a 3 de setembro de 1978 em Mohernando (Guadalajara) e a perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987 em Leão.

Fernández é bacharel em teologia pastoral, filosofia e pedagogia pela Universidade de Valhadolide. Após a sua ordenação, iniciou o seu ministério ensinando religião no Colégio Salesiano Santo Ángel de Avilés (Astúrias) e foi então diretor do Colégio Salesiano de Ourense.

Foi delegado da Pastoral Juvenil, diretor do Colégio Salesiano de Ourense, membro do conselho provincial e vigário provincial da Província de Leão e mais tarde (2002-2006) foi eleito seu Provincial.

Como integrante da Inspetoria Salesiana de Leão, Fernández foi membro do Conselho Inspetorial e vice-provincial. De 2000 a 2006 foi superior dessa Província. Ele foi selecionado para fazer parte dos organizadores do XXVI Capítulo Geral em Roma em 2008.

Em 2009 foi eleito provincial da Província da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Fernandez trabalhou com o cardeal Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, que mais tarde se tornou o Papa Francisco.

Em 23 de dezembro de 2013 foi nomeado Superior para a nova Inspetoria da Espanha – ‘Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora; antes de assumir o novo encargo, em 25 de março de 2014, foi eleito pelo Capítulo Geral 27 (CG27) novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e 10º Sucessor de Dom Bosco, sendo, seis anos depois, em março de 2020, confirmado no cargo pelo Capítulo Geral 28 (CG28) para mais um sexênio (2020-2026).

Participaram a Primeira-dama, Mônica Riedel; Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa; Arcebispo Emérito, Dom Vitório Pavanello; Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos; Vice-presidente da Missão, P. Ademir Lima de Oliveira; Diretor Administrativo, P. Erondi Tamandaré Reis Pereira; Delegado para Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva; Reitor em exercício da UCDB, Professor Dr. Taner Douglas Alves Bitencourt; Representante da Mantenedora na UCDB, Ir. Raffaele Lochi; Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Professora Dra. Rubia Renata Marques; Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, P. Rafael Gustavo Lopes, entre diversas autoridades políticas e lideranças locais.

Diana Gaúna, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó

Fonte: Agencia de Notícias – MS

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários