segunda-feira, abril 22, 2024
InícioCidadaniaEm 21 dias de ativismo, calendário de ações da Cidadania enfatiza eliminação...

Em 21 dias de ativismo, calendário de ações da Cidadania enfatiza eliminação da discriminação racial e religiosa

Ocupar espaços, levar informações e conscientizar sobre a liberdade religiosa. Em 21 dias de ativismo, a agenda de ações da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial tem levado para todo o Estado as pautas celebradas em 21 de Março, Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial e também Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Para a subsecretária Vânia Lúcia Batista Duarte, a data deve ser enfatizada como mais um dia de luta luta e enfrentamento a todas as formas de discriminação e racismo.

“A gente sabe que a luta, o enfrentamento ao racismo é o ano todo, mas essa data traz este recorte tanto nacional como internacional, em que mais uma vez vamos fazer o enfrentamento na questão do racismo, contra todas as formas de intolerância, e também por visibilidade, oportunidades e direitos”, explica Vânia.

Subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade, Vânia Lúcia Batista Duarte fala sobre a importância do 21 de Março no enfrentamento ao racismo e discriminação (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Desde 6 de janeiro de 2023 que o 21 de março ganhou também um simbolismo nacional, quando o Governo Federal institui como lei o Dia das  Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé como saudação a todos os povos de matrizes africanas, e valorização dessa importante manifestação cultural que enriquece e fortalece a diversidade do País.

“Ter um espaço no Brasil para essas manifestações da cultura afro-brasileira é também uma forma de enriquecimento da cultura e fortalecimento da nossa diversidade na sociedade brasileira em Mato Grosso do Sul”, comenta a subsecretária.

Calendário

  • Data: 06/03
    Horário: 8h30
    Local:  Sede de Associação da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio
    Município: Jaraguari 
    Público – público em geral

Descrição: Construção da Política de Igualdade Racial no Município de Jaraguari – tem como objetivo principal reduzir as desigualdades étnico-raciais no Município de Jaraguari – com ênfase na população negra – por meio da formulação e acesso às políticas públicas  de Promoção da Igualdade Racial.

  • Data: 06/03
    Horário: 14h
    Local:  Hotel Campo Grande
    Município: Campo Grande 
    Público: Professores e público em geral

Descrição: Seminário do Dia Internacional das Mulheres – A Educação na Luta por um País sem Misoginia 
Palestra:  Mulheres Negras 

  • Data: 08/03
    Horário: 8h30
    Local:  CRAS 
    Município: Nioaque
    Público: Mulheres e público em geral

Descrição: Roda de Conversa com as mulheres do Programa Mais Social sobre os 21 Dias de Ativismo pela Eliminação da Discriminação Racial e Religiosa                                                                                                                       

  • Data: 13/03
    Horário: 7h30
    Local:  EE Maria Elisa Bocayuva 
    Município: Campo Grande 
    Público: Professores e alunos

Descrição: Workshop: Letramento Racial – o curso versará a partir de um processo de reeducação racial por meio de um conjunto de práticas com o intuito de desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas e não negras 

  • Data: 15/03
    Horário: 9h
    Local:  Centro de Convenções Sílvio Ubaldino de Souza
    Município: Nova Andradina 
    Público: Coordenadores dos serviços municipais e profissionais da área da Educação – (aberto ao público)

Descrição: Workshop Letramento Racial – o curso versará a partir de um processo de reeducação racial por meio de um conjunto de práticas com o intuito de desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas e não negras.

  • Data: 18/03
    Horário: 18h30
    Local:  Joaquim Alves Pereira, 1610 – Pioneiros
    Município: Campo Grande 
    Público: Mulheres de Terreiro

Descrição: Roda de Conversa: Mulher e Cidadania no Terreiro

  • Data: 20/03
    Horário: 8h
    Local:  Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Bataguassu
    Município: Bataguassu
    Público: Coordenadores dos serviços municipais e profissionais da área da Educação –  aberto ao público

Descrição: Workshop Letramento Racial – o curso versará a partir de um processo de reeducação racial por meio de um conjunto de práticas com o intuito de desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas e não negras                                                                    

  • Data: 21/03
    Horário: 9h
    Local:  A definir
    Município: Campo Grande 
    Público: Representantes da Sociedade Civil, Movimento Negro e Gestores Estaduais – aberto ao público

Descrição: Posse dos Conselheiros (titulares e suplentes) do Conselho Estadual dos Direitos do Negro – Gestão 2024-2026 – o CEDINE é órgão colegiado de deliberação coletiva, de caráter permanente, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil Organizada, cuja finalidade é  promover, em âmbito estadual, políticas que visem a eliminar as discriminações que atingem o negro e defender seus interesses.

  • Data: 21/03
    Horário: 9h
    Local:  Praça Ari Coelho
    Município: Campo Grande 
    Público: Público em geral 

Descrição: Blitz Educativa: Campo Grande sem Racismo – Luta contra o Racismo – panfletagem alusiva ao Dia de Eliminação da Discriminação Racial 

  • Data: 21/03
    Horário: matutino 
    Local:  Escola Municipal João Paulo da Silva
    Município: Brasilândia 
    Público: Estudantes 

Descrição: Bate Papo  alusivo  ao Dia de Eliminação da Discriminação Racial – No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.  Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC

Fonte: Agencia de Notícias – MS

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments