segunda-feira, março 31, 2025
InícioEventosTeatro leva reflexão e humor para Campão Cultural no Vila Almeida

Teatro leva reflexão e humor para Campão Cultural no Vila Almeida

Nesta quinta-feira (27), a magia do teatro invadiu o Campão Cultural no Poliesportivo Vila Almeida, reunindo o público para a apresentação de “WWW para Freedom”. O espetáculo, criado, dirigido e estrelado por Esio Magalhães, da companhia Barracão Teatro, trouxe humor e uma importante reflexão sobre guerra e liberdade.

Com uma programação descentralizada, o Campão Cultural deste ano levará atividades para diversas regiões de Campo Grande. Com programações de arte, dança, teatro, música, moda e muito mais nos bairros Vila Almeida, Tarsila do Amaral, Moreninhas e Aero Rancho. O objetivo é garantir acesso à cultura a um público amplo e plural.

“WWW para Freedom” encantou e fez o público refletir com a história de um soldado-palhaço convocado para bombardear inimigos em um local desconhecido. Ele deve aguardar o código “WWW para Freedom” para atacar um ditador, mas, ao longo da espera, começa a questionar a necessidade da guerra para se conquistar a paz.
Teatro leva reflexão e humor para Campão Cultural no Vila Almeida 

O ator e criador do espetáculo, Esio Magalhães, destacou a importância da temática abordada: “O palhaço Zabobrim se questiona sobre a guerra: liberdade para quem? Como lutamos pela paz com um conflito armado? O espetáculo trata desse tema árido e difícil, inspirado na invasão dos Estados Unidos ao Iraque em 2003. Pensei que fosse um tema datado, mas a realidade mostra que a estupidez humana continua em curso”.

Para o professor e ator Rodrigo Nantes, o Campão Cultural é fundamental para democratizar o acesso à arte: “Estamos em um bairro periférico assistindo a um espetáculo de palhaçaria. Eu vim porque eu tenho interesse também, uma pesquisa pessoal com relação a essa reflexão do circo e da palhaçaria. Vim prestigiar, aprender e me aprofundar. Achei fantástica a forma como Esio conduziu o solo e envolveu o público”.

A produtora cultural Laila Pulchério, de 62 anos, também elogiou a iniciativa de aproveitar os espaços de maneira inteligente e integrada: “Eu adorei como sempre, como já era esperado. Eu não conhecia o espetáculo, mas amei, adorei mesmo. Eu acho fundamental esse tipo de evento e distribuir pela cidade, eu acho fantástico, e uma coisa que eu observei é a utilização dos poliesportivos, fazer esse aproveitamento dos bens culturais e esportivos. Fazer essa junção das duas coisas, eu acho muito bacana. É uma coisa que é importante a gente explorar também”rar cultura e esporte, aproveitando esses espaços de maneira inteligente”.

O Campão Cultural acontece de 27 a 30 de março e de 3 a 6 de abril. Para conferir a programação completa, acesse o site ms.cultural ou siga a página @festivalcampaocultural no Instagram.

Bel Manvailer, Comunicação Campão Cultural
Fotos: Marithê do Céu

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários