O diretor, ator e jornalista Matheus Carvalho foi o convidado do programa Se LiG nesta segunda-feira (18). Em entrevista ao Portal iG, ele falou sobre bastidores da televisão, reality shows musicais, programas de culinária e os rumos da programação das principais emissoras do país.
A conversa, conduzida por Alexandre Contini, trouxe análises sobre formatos de sucesso e também críticas a programas que não conseguiram engajar o público.
Matheus Carvalho iniciou a entrevista comentando a disputa entre o MasterChef, da Band, e o novo Chefe de Alto Nível , da Globo, apresentado por Ana Maria Braga. Para ele, o sucesso do MasterChef está na clareza das regras. “ O MasterChef… o grande X é isso também, é a simplicidade do público entender ”, afirmou.
Ele explica que a atração se consolidou no gosto popular justamente por não complicar.
“ O MasterChef ele tem público de todas as idades. Tem criança que gosta do MasterChef, tem a vovó que gosta do MasterChef… É um programa bem diversificado ”.
Carvalho também analisou a aposta do SBT no The Voice. Para ele, a mudança é um esforço da emissora para alavancar a audiência. Apesar da movimentação, ele avaliou que os realities musicais no Brasil ainda enfrentam dificuldade para transformar vencedores em grandes ídolos. “ No Brasil, eu acho que só o Fama e o Pop Stars que conseguiram ”, disse.
Outro tema foi a reformulação do Estrela da Casa, da Globo, que, segundo ele, deve focar mais na música do que na convivência, considerado um ponto fraco da primeira edição.
A entrevista também trouxe críticas à tentativa de algumas emissoras de levar influenciadores digitais para a TV aberta. “ Nem tudo o que funciona na internet funciona na TV e muito ao contrário ”, pontuou.
Carvalho ainda deu sua opinião sobre o futuro da grade da Globo, apostando que pode ser marcado pela chegada de Eliana, e defendeu que a apresentadora se encaixaria melhor nos domingos.
O episódio completo do Se LiG está disponível no YouTube do programa, que já recebeu nomes como Regina Duarte, Flávia Monteiro e Marcos Wainberg. A atração vai ao ar todas as segundas-feiras, às 13h, no Portal iG.