O beach tennis, que chegou a Campo Grande há mais de uma década, terá neste mês um capítulo especial para dois atletas que ajudaram a construir a história da modalidade na capital sul-mato-grossense. Jailson Paz e Pedro Santos, nomes conhecidos das areias, vão competir lado a lado no BT10 de Campo Grande, torneio internacional de beach tennis que faz parte do calendário oficial da ITF (Federação Internacional de Tênis).
Com 35 anos de experiência no tênis, o professor Jailson Paz, de 51 anos, esteve presente nos primeiros passos do beach tennis no Brasil. Em 2014, participou da primeira turma de capacitação para professores da modalidade no país, contribuindo diretamente para a disseminação e o crescimento do beach tennis em Campo Grande e região. Hoje é nível azul, grau máximo de capacitação para treinadores da modalidade na Confederação Brasileira de Tênis / CBT. Já liderou o ranking da categoria amadora A por duas temporadas, antes de entrar definitivamente na categoria profissional.
Já Pedro Silva, que começou a praticar a modalidade ainda na infância, cresceu junto com o esporte. Hoje, aos 25 anos, mora em São Paulo, onde atua como professor de beach tennis, e traz na bagagem a experiência de integrar a nova geração que leva o nome de Campo Grande para além das fronteiras do Estado. O atleta, atual número 147, do mundo, já venceu duas etapas do circuito, um BT10 em Maringá, no Paraná, em 2022 e BT50, em Brasília no ano passado.
O encontro dos dois atletas será no BT10 de Campo Grande, uma das três etapas do circuito que a capital vai sediar este ano: dois BT10 e um BT50, que acontecem entre os dias 23 e 28 de setembro na Arena Paz, no Jardim Polonês, torneios válidos pelo Circuito Mundial de Beach Tennis da ITF. Em maio, Campo Grande já havia entrado definitivamente no mapa internacional da modalidade ao sediar, pela primeira vez, uma etapa do BT100.
A parceria entre Jailson e Pedro promete não apenas resgatar a história da modalidade na cidade, mas também inspirar novos praticantes e reafirmar o papel de Campo Grande como um dos polos emergentes do beach tennis no Brasil