Planejamento anual do Programa foi apresentado pela idealizadora da Startup DuBem Sustentável Ana Franzoloso e as diretoras da AGEMS, Rejane Monteiro e Iara Marchioretto
O Drive Thru da Reciclagem, uma ação do Governo de Mato Grosso do Sul, através da AGEMS (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) e o do Imasul (Instituto de Meio Ambiente), em parceria com a startup Du Bem Sustentável e demais parceiros, ganhou nesta quinta-feira (29), a apoio da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel. Na oportunidade, foi apresentado o planejamento anual das três edições das ações previstas para este ano.
A primeira edição do evento acontece entre os dias 14 e 16 de março com a missão de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, da preservação da água, da adoção de práticas sustentáveis e promover o empreendedorismo na cidade. Além disso, o evento também vai oferecer atividades para crianças e impulsionar a economia criativa.
Primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica destacou a importância de alcançar as pessoas através da comunicação e ressaltou que a mudança de cultura precisa começar dentro de casa. “É essas iniciativas que conectam as pessoas para mudar o mundo. Fico feliz que tudo esteja caminhando com propósito e tenho certeza que o projeto será um sucesso”, afirmou.
Uma das conexões realizadas pela primeira-dama foi entre Ana Franzoloso, fundadora da Du Bem e embaixadora lixo zero do Hospital São Julião, e a AGEMS. Ana, que esteve presente na reunião, enfatizou que o saneamento é um grande grupo que engloba água, esgoto, resíduos sólidos, e que está diretamente ligado à educação, saúde e tecnologia. “Cultura é o berço da mudança”, enfatizou.
Segundo a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, incorporar um modelo de governança alinhado a sustentabilidade vem de encontro a aplicação dos pilares ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em atividade pela AGEMS dentro da regulação pública. A agenda incluí projetos na área ambiental reiterando o compromisso do ambiente regulatório com a preservação da água, o cuidado com o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis em suas operações, tais como o plantio de mudas na cidade e projetos de educação ambiental nas escolas.
Desenvolvimento
Diretora de saneamento da AGEMS, Iara Marchioretto, reiterou a importância da prática das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Mato Grosso do Sul.
“Por meio dessa colaboração, é possível criar estratégias integradas que abordem questões ambientais de forma holística, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para as gerações presentes e futuras em Mato Grosso do Sul”, comenta.
O que pode ser descartado?
o cidadão poderá realizar o descarte de papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônico, tecido, banner e lona, medicamento vencido, lâmpada, pilha, bateria, dentre outros.
Serviço
Evento: 11º Drive-Thru da Reciclagem
Local: estacionamento do Bioparque Pantanal, altos da Avenida Afonso Pena
Data: 14 a 16 de março
Informações: 99908-6937/99247-3187
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS