Como uma forma de encerrar bem o ano de 2024 com muita música de qualidade, e também com o objetivo de valorizar os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita, despertando o interesse em novos públicos, o projeto Catedral Erudita vai realizar a partir do dia 14 de dezembro de 2024 uma série de concertos em igrejas da Capital e do interior do estado. Outros objetivos são estimular o turismo religioso e cultural e promover a harmonia e união através da música e do diálogo entre diferentes tradições religiosas.
O projeto teve início ano passado durante o Festival América do Sul, em Corumbá, no mês de novembro, e o sucesso alcançado garantiu sua continuidade, agora na Capital e no interior do estado. Trata-se de um projeto cultural que busca integrar a música clássica e erudita com o contexto das catedrais católicas e evangélicas, enriquecendo a experiência dos fiéis e da comunidade através da arte sonora.
O Catedral Erudita é um projeto que homenageia a tradição histórica da música de concerto, outrora realizada em catedrais e igrejas, e a adapta aos tempos atuais, ocupando diferentes espaços culturais e comunitários. Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica e aproximar novos públicos desse universo artístico, o projeto realiza apresentações que combinam excelência musical e diversidade de repertórios.
Ao longo de suas edições, o projeto trouxe para Mato Grosso do Sul músicos e orquestras de renome, tanto do Brasil quanto de outros países, criando um espaço de intercâmbio cultural e fomentando a música erudita no estado. O Catedral Erudita se distingue pela sua capacidade de levar a música clássica para públicos diversos, oferecendo concertos em diferentes locais, incluindo teatros, igrejas, praças e festivais. Seu objetivo é manter viva a tradição da música de concerto enquanto a torna acessível a todos.
O Catedral Erudita é desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e FCMS – Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
O maestro Eduardo Martinelli, que vai reger os concertos dos dias 14, 15 e 20 de dezembro, explica que serão seis concertos, dois deles no interior. “Durante o mês de dezembro nós teremos seis edições do projeto Catedral Erudita, quatro deles na capital e duas no interior. Como fizemos no ano passado, vamos fazer o encerramento do ano com este projeto de suma importância para a difusão da música de concerto no nosso estado. Teremos apresentações em Campo Grande e em Coxim e Ponta Porã. Nós teremos apresentações de música de câmara, coral, orquestra junto com canto lírico e o repertório abrange uma gama muito extensa de música clássica, música de concerto”.
Martinelli ainda fala um pouco sobre o repertório e sobre os músicos que vão se apresentar. “O repertório abrange obras de Mozart, Bach, Vivaldi, Brahms, compositores consagrados através dos séculos e a gente vai ter grandes profissionais da música do nosso estado trabalhando. O professor regente Jorge Geraldo, que é regente do Madrigal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor Marcelo Fernandes, regente da Camerata Madeiras Dedilhadas, eu Eduardo Martinelli, nós teremos solistas cantoras como a Elouise Miranda, que foi premiada recentemente no concurso internacional de canto Maria Callas, nós temos o tenor Denis Lopes, a soprano Bianca Danzi, são músicos que fazem parte da cena da música de concerto do nosso Estado, todos eles reunidos num grande projeto, nesta ação que é a Catedral Erudita”.
Confira abaixo o cronograma das apresentações:
14/12 – Igreja São José. 19:30 Orquestra e Canto Lírico – Regencia Eduardo Martinelli.
15/12 – Praça Pedro Manvailer, Ponta Porã. Rua Sete de setembro esquina Antônio João, às 19 horas.
Orquestra e Canto Lírico – regência Eduardo Martinelli.
15/12, ás 19h30 na Igreja São Francisco (Rua 14 de Julho, 4213 – Centro. Camerata Madeiras Dedilhadas – Regência Marcelo Fernandes.
18/12 – 19h00 Paróquia Santo Agostinho de Hipona. Madrigal MS, regência Jorge Geraldo.
- Franklin Espíndola, 605 – Vila Taveiropolis.
20/12 – Catedral São José. 19h30.
Praça Silvio Ferreira, 20. Coxim.
Orquestra e Canto Lírico. Regência – Eduardo Martinelli.
22/12 às 10h – Igreja Batista em Av Bom Pastor, 268. Vilas Boas.
Camerata Madeiras Dedilhadas. Regência – Marcelo Fernandes
Texto: Karina Lima
Foto: Arquivo pessoal do maestro Eduardo Martinelli