Durante todo este mês de julho acontece em São Paulo o festival Cidade da Cultura. São mais de 150 espaços culturais da cidade, entre salas de espetáculos, livrarias, galerias de arte e institutos culturais.
Esses locais contemplarão as mais variadas formas de expressão artística, divididas em cinco eixos temáticos: Arena da Palavra (literatura), Arte Circuito (galerias), Comediando (humor), Corpo em Performance (movimento) e Jam Brasil (música).
Além de artistas do Brasil, também teremos profissionais de outros países. Aqui daremos destaque para artistas latinos da Colômbia, Cuba, Espanha e Peru.
Colômbia
O destaque colombiano do festival é a exposição da artista plástica Julieth Morales, que acontece na Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis).
De origem indígena, Julieth pertence à etnia do povo Misak, do departamento de Cauca que fica na região sul da Colômbia.
Além da exposição de suas peças, está programada a finalização de uma cabana pré-construída, utilizando como elementos de construção bambu, barro e palha de milho.
Cuba
A cultura cubana estará representada pelo escritor Leonello Abello Mesa que lançará um livro na Livraria Ponta de Lança (Rua Aureliano Coutinho, 26, Vila Buarque).
Abello nasceu na cidade de Havana, em 1953, tem formação universitária em Psicologia e, como escritor, publicou livros de contos e romances.
Alguns de seus textos já foram adaptados para a série El canto del grillo , exibida na televisão cubana.
Espanha
A presença espanhola se faz sentir pela performance de dança contemporânea, no dia 06 de julho, realizada por Alex Pachón em frente ao Instituto Cervantes (Avenida Paulista, 2.439, Bela Vista).
A apresentação será gravada em vídeo e será exibida no dia seguinte no mesmo local. Além da performance, o artista também dará algumas oficinas.
Pachón já se apresentou em 45 países e em mais de 200 festivais.
Peru
A ilustradora peruana Issa Watanabe está com a exposição Migrantes , no térreo do Instituto Cervantes, utilizando animais como metáforas.
A ideia da artista é, através desse recurso, abordar temas ligados à migração, tais como o deslocamento, a esperança, a perda e a solidariedade.
As ilustrações exibidas são do livro Migrantes e de outros trabalhos da artista.
Essa exposição também passou por outras cidades brasileiras como Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.
Já os amantes do cinema terão a oportunidade de conhecer a produção cinematográfica peruana. Ela está contemplada no Cine Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172, Consolação).
Serão exibidos no dia 20 de julho, os filmes Las Mejores Familias , dirigido por Javier Fuentes-León, e Peso gallo , com direção de Hans Matos Cámac.
Todas essas manifestações culturais do festival Cidade da Cultura mostram a riqueza e a grande diversidade da produção e criação dos artistas latinos. Vale conferir.
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina
Assista o trailer de Las Mejores Familias :