O árbitro sul-mato-grossense Marcos Matheus Pereira vive nesta quarta-feira (22) um marco simbólico em sua carreira. Aos 45 anos, idade que marca o encerramento das atividades dentro de campo segundo os critérios da arbitragem nacional, ele dá início a uma nova fase atuando como árbitro de vídeo (VAR), função que ganha cada vez mais protagonismo no futebol moderno.
E a estreia oficial dessa nova etapa não poderia ser mais significativa: Marcos Matheus estará presente estádio Orlando Scarpelli (SC), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil entre a grande surpresa até agora, o Maracanã diante do Internacional. A partida está marcada para as 19h30 (horário de Brasília) e contará com Matheus atuando pelo VAR, onde atuará diretamente nas análises de lances capitais, dando suporte ao árbitro principal em decisões que exigem revisão por vídeo.
Com larga experiência no cenário esportivo, o árbitro carrega uma trajetória respeitada nas competições nacionais, com atuações na Série A, Série B, Copa do Brasil e em grandes combates do estadual de Mato Grosso do Sul. Agora, ele passa a atuar nos bastidores do campo, mas com a mesma responsabilidade: garantir a lisura e a justiça nas decisões do jogo, usando a tecnologia como aliada.
A transição para o VAR marca não um fim, pelo nacional, mas poderá atuar ainda em Mato Grosso do Sul, e segue contribuindo com o futebol brasileiro, agora com um novo olhar – atento, técnico e decisivo.