A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, recebeu a criançada na tarde deste sábado (20), para participar do projeto Férias na Biblioteca, com uma ampla programação para a garotada.
O projeto Férias na Biblioteca é uma iniciativa que visa proporcionar um ambiente lúdico e educativo durante as férias escolares. As atividades a serem desenvolvidas tiveram formato de brincadeiras, apresentações teatrais, gincana literária, contação de histórias, roda de leitura, oficinas de criação tanto literárias quanto artísticas.
Poliana Polack dos Santos trouxe sua filha Rebeca, de 6 anos. “Para mim é muito importante esses projetos que ajudam no desenvolvimento social, emocional, trabalham com a crianças a empatia, a comunicação, a criatividade, o educativo e o lúdico”. A Rebeca disse que gostou bastante. “Eu estou gostando muito. Gosto de fazer muitas atividades, é muita empolgação”.
Taynara Pereira Ruivo, mãe da Helena, 3 anos, e de Cássio, 5 anos, é bastante antenada e disse que acompanha a programação cultural infantil na cidade e sempre leva os filhos. “Eu acompanho sempre tudo o que acontece, os teatros, esses eventos infantis, e como eu sigo a página da Fundação de Cultura, vi que teria hoje toda uma programação de férias e achei maravilhoso, com certeza eu estaria aqui. Acho muito bacana, é legal o espaço, as crianças vêm, têm contato com livros, contação de histórias, interagem com outras crianças, eu acho muito importante principalmente nas férias, porque daí sai das telas, brincar um pouco, né?”. O Cássio estava pintando uma figura de anime. “Estou usando roxo, rosa, marrom, preto. Estou gostando de participar. Eu gosto muito de desenhar”.
Fernanda Silva Barbosa, mãe do Ícaro Barbosa, 4 anos, acha importante a interação com outras crianças no meio cultural. “Conhecer um pouco da biblioteca que ele não conhecia ainda, e poder ter esta oportunidade de aproveitar as férias para ele não ficar tão isolada em casa”.
Israel Alves de Freitas, pai do José Lucas, 6 anos, e de Cecília, 7 anos, viu uma reportagem no jornal sobre o projeto Férias na Biblioteca e achou interessante. “É uma atividade diferente para eles saírem um pouco de frente das telas. Eles já fazem diversas atividades, mas é sempre bom, quanto mais melhor”. Sua filha Cecília disse que gostou muito de participar das atividades. “Estou fazendo um desenho bem bonito e legal, usei rosa, roxo, verde, vermelho e marrom, amarelo, azul. Estou gostando, no começo que meu pai me contou eu achei meio chato, mas depois eu me acostumei e está bem legal. Eu ainda não fiz amizade mas estou tentando”. José Lucas gostou muito de pintar o homem aranha: “Estou pintando o homem aranha, estou usando vermelho e vou usar azul também. Estou gostando, já fiz amizade aqui”.
Luiz Beato Barbosa Costa, 12 anos, está no 6º ano na escola, gosta de leitura e ficar no celular, nas férias. “Estou gostando daqui, é uma boa oportunidade para a gente sair das telas e socializar com as pessoas. Estou lendo um livro agora, já pintei e estou dando entrevistas”. Eliana Barbosa Acosta, a mãe do Luiz, aproveitou a oportunidade para passar o dia com o filho. “Para mim é uma oportunidade de passar um dia com ele e tirar um pouco de casa, para sair um pouco das telas, da televisão, porque fica em casa e não tem muito o que fazer em casa, não tem muita opção, então vamos para a biblioteca porque lá tem livros, vamos praticar a leitura, exercitar o cérebro que eu acho que é bem interessante”.
O coordenador da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, Aparecido Melchíades, afirmou que o sábado foi de receber as crianças na biblioteca. “Hoje a gente tirou uma tarde para ficar com a criançada. Agora eles estão com um tempo livre, eles pintam, nós deixamos muitas gravuras para eles pintarem, e agora às 14 horas temos uma apresentação teatral, a Turma da Bolonhesa, e mais tarde vai ter exibição de filmes também”.
Aparecido diz que a intenção é aproveitar as férias. “Muitas crianças estão mais paradas, porque época de aula as crianças vêm normalmente com as escolas, então é para tentar trazer as crianças mais espontaneamente, independente da escola. Então nós abrimos num sábado à tarde, porque normalmente não tem movimento de outros estudantes adultos, então as crianças ficam totalmente à vontade e desmistifica um pouco a biblioteca. As crianças são bem-vindas, cada vez mais, aqui na Biblioteca Isaias Paim. Inclusive nós temos o Troca Book infantil que nós fizemos, em que elas podem trazer um livro e levar outro também. Está dando muito resultado”.
Fotos: Daniel Reino