quinta-feira, fevereiro 6, 2025
InícioEventosEncontro Estadual dos Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul 2025...

Encontro Estadual dos Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul 2025 começa hoje visando a troca de experiências

O Encontro Estadual dos Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul 2025 começou na manhã desta quinta-feira (06) no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo com o objetivo de apresentar as principais diretrizes da Fundação de Cultura para o ano de 2025, promovendo a troca de experiências entre os gestores municipais da cultura.

Após uma apresentação cultural da Orquestra Indígena e da apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo músico Girsel da Viola, foram iniciados os discursos das autoridades e iniciados os trabalhos do dia. O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, falou que a união entre os gestores pode ajudar a mudar a cultura do nosso Estado: “Estou muito honrado em receber a maioria dos gestores municipais do nosso Estado. Eu acredito que juntos a gente pode mudar a história da cultura do nosso Estado, e é para isso que estamos aqui hoje, a gente entrar com o pé direito no mandato de vocês, para que vocês possam ter muita fartura de cultura e a gente disseminar a cultura do nosso Estado para o Brasil e para o mundo”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, falou sobre a importância de os gestores terem uma proximidade com os deputados: “É uma satisfação muito grande estar à frente da Secretaria com estas três Fundações, com as Superintendências super bem conduzidas por essas pessoas fantásticas. É muito importante a aproximação dos gestores com a nossa bancada, que a gente consegue recursos significativos. A gente tem mostrado para todos os nossos deputados que o custo-benefício de você investir na Cultura é impressionante, com pouco recurso a gente faz grandes transformações. Quero colocar a nossa equipe toda à disposição de vocês, eu imagino a ansiedade, a preocupação no começo de gestão. A gente está aqui para ajudar vocês”.

Participando do evento, Michel Gil Coronel, chefe de departamento da pasta de Cultura de Caarapó, acredita que é fundamental criar parcerias. “Eu tenho percebido um aumento de agentes culturais em todo o Brasil, mas devido à questão a falta de formação, a gente precisa criar parcerias e conhecer leis, que vai nos permitir captar recursos para essa área, uma vez que a gente entende que a gente precisa avançar neste quesito de valorização da cultura. Em Caarapó nós passamos por um período de transição de quase 100%, hoje a nossa pasta é ainda vinculada à Secretaria de Educação, e a gente está reestruturando a identidade visual da nossa cidade, relacionada à cultura, pois é a primeira vez que no nosso setor que uma pessoa formada em artes está assumindo o setor”.

André Monteiro Palhano, diretor de Cultura de Jardim, disse que com as leis de fomento Aldir Blanc, Paulo Gustavo e o FIC, a cultura está numa proporção maior de projetos culturais. “Agora a realidade está acontecendo, estamos com quatro editais de chamamento público para aquisição de material, fomento à cultura, e está tendo uma aceitação muito boa, está promissora a cultura no nosso município. Aqui no Encontro de Gestores estamos buscando conhecimento. Com o mapeamento histórico-cultural do Estado a gente vai ter acesso a essa cultura, vai ter aquele usuário que consome aquela cultura, e este mapeamento vem ao encontro dos anseios da comunidade dos agentes culturais”.

O Encontro Estadual dos Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul 2025 prossegue nesta quinta no período da tarde e se encerra na sexta (07) no período da manhã. Confira abaixo a programação:

Cultura – 6 e 7 de fevereiro
06/02
8h – Abertura
9h – Estrutura organizacional da FCMS
9h30 – Leis de incentivo e convênios
10h30 – Comunicação e aplicação de marcas
11h – Programa estadual de artesanato e moda
14h – MS Cultural e festivais
16h10 – Economia criativa

07/02
8h – Sistemas de bibliotecas, museus e arquivos
9h – O Iphan e o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural
10h30 – Empreendedorismo no setor cultural
11h – Parcerias estratégicas e municipalismo

Texto: Karina Lima

Fotos: Ricardo Gomes

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários