Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13) edital da PNAB com o objetivo de selecionar propostas de produção, finalização ou complementação de projetos audiovisuais dirigidos por mulheres cis ou transgênero, para receber apoio financeiro com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do Mato Grosso do Sul.
As modalidades são as seguintes: a) Produção de curta-metragem, com duração entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) minutos, com temática livre, dirigido por mulheres cis ou transgênero, podendo ser de ficção, documentário, animação ou experimental; b) Finalização e complementação de curta ou longa-metragem em produção, com temática livre, dirigidos por mulheres cis ou transgênero; c) Realização de mostras, festivais ou cineclubes, produzidos por mulheres cis ou transgênero.
Os curtas-metragens devem ser inéditos e originais. A quantidade de projetos a ser selecionados levará em conta o valor máximo total destinado a este edital – R$ 600.000 (seiscentos mil reais). O teto máximo será o valor de R$100.000 (cem mil reais) para cada projeto.
As inscrições podem ser feitas das 09:00 horas do dia 18/12/2024 até às 18:00 horas do dia 18/01/2025 (horário de Brasilia)
Quem pode participar
Pode se inscrever no Edital qualquer agente cultural mulher cis ou transgênero, que atua ou reside no Mato Grosso do Sul há pelo menos 2 anos.
Agente Cultural é toda pessoa ou grupo de pessoas responsável por criar, produzir e promover manifestações culturais, como artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros.
A agente cultural pode ser: I – Pessoa física ou Microempreendedor Individual (MEI); II – Pessoa jurídica com fins lucrativos (Ex.: empresa de pequeno porte, empresa de grande porte, etc); III – Pessoa jurídica sem fins lucrativos (Ex.: Associação, Fundação, Cooperativa, etc); IV – Coletivo/Grupo sem CNPJ representado por pessoa física.
Cada agente cultural poderá concorrer neste edital com no máximo um projeto e poderá ser contemplado com no máximo um projeto.
Para a coordenadora da Pantanal Film Commission, Ana Ostapenko, “Este edital é uma conquista histórica para o audiovisual sul-mato-grossense e, especialmente, para as mulheres que movimentam e transformam o cenário cultural do nosso estado, estamos dando voz e oportunidade para que as narrativas femininas, sejam elas cis ou transgênero, ocupem as telas e inspirem o mundo. Mulheres de todas as regiões do nosso Mato Grosso do Sul, tragam seus projetos, mostrem sua força e construam um cinema mais plural, mais vivo e mais representativo”.
Confira abaixo o cronograma das atividades do edital
Inscrições – etapa de apresentação dos projetos pelas agentes culturais
|
De 18/12/2024
à 18/01/2025 |
Seleção – etapa em que uma comissão analisa e seleciona os projetos
|
21/01/2025
à 21/02/2025 |
Habilitação – etapa em que as agentes culturais selecionadas na etapa anterior serão convocados para apresentar documentos de habilitação
|
24/02/2025
à 24/03/2025 |
Assinatura do Termo de Execução Cultural – etapa em que as agentes culturais habilitadas serão convocadas para assinar o Termo de Execução Cultural
|
24/04/2025
à 24/05/2025
|
Texto: Karina Lima
Foto: Acervo pessoal