segunda-feira, novembro 3, 2025
InícioEntretenimentoCelebridades brasileiras que têm um pé na Rússia

Celebridades brasileiras que têm um pé na Rússia

Alguns famosos brasileiros têm raízes familiares vindas da Rússia, resultado das ondas migratórias do início do século XX. A seguir, veja quem carrega essa herança cultural e entenda de onde vem sua origem no Leste Europeu.
Fernanda Montenegro é atriz, nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 16 de outubro de 1929. É considerada a maior dama do teatro brasileiro, com destaque em novelas como “Belíssima”, filmes como “Central do Brasil” (que lhe rendeu indicação ao Oscar) e inúmeras peças premiadas.
Sua origem russa vem da parte materna, descendente de judeus do Leste Europeu que imigraram para o Brasil. Seu nome de batismo, Arlette Pinheiro Esteves da Silva, não preserva sobrenome russo, mas a linhagem está registrada na história familiar materna.
Miguel Falabella é ator, diretor, roteirista e apresentador, nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 10 de outubro de 1956. Ficou famoso por séries como “Sai de Baixo”, novelas como “Avenida Brasil” e musicais teatrais, além de dublagens e direção de grandes produções.
Sua origem russa vem de um ramo familiar materno, ligado à imigração judaica do Leste Europeu no início do século XX. Embora o sobrenome artístico Falabella seja italiano, a família guarda registros dessa herança eslava, sem que o nome russo tenha sido mantido publicamente.
Sua origem russa vem da família paterna, descendente de judeus russos que emigraram para o Brasil no início do século XX. O sobrenome Casoy (com variação Krasoi/Krasnoi) remete a essa herança eslava, embora ele não utilize outras formas russificadas do nome em seu trabalho.
Sandra Annenberg é jornalista e apresentadora, nascida em São Paulo (SP) em 5 de junho de 1968. Tornou-se conhecida por sua atuação no “Jornal Hoje”, “Fantástico” e “Globo Repórter”, além de coberturas jornalísticas internacionais e premiações televisivas.
Sua origem russa vem da parte paterna: seu pai é descendente de judeus russos que imigraram para o Brasil. O sobrenome Annenberg indica essa herança de raízes do Leste Europeu, preservada na família e presente em sua identidade cultural.
O ChatGPT disse:

Eliana é apresentadora, empresária e ex-cantora infantil, nascida em São Paulo (SP) em 22 de novembro de 1973. Ficou conhecida por programas como “Eliana” no SBT, quadros infantis na TV Manchete e Record, além de produtos licenciados e projetos empresariais.

Sua origem russa vem da parte materna, descendente de famílias judaicas vindas da região do Leste Europeu, incluindo áreas da antiga Rússia e Ucrânia. O sobrenome Michaelichen, que ela não utiliza no nome artístico, é a pista da herança familiar ligada a essa imigração.
Angélica é apresentadora, atriz e ex-cantora, nascida em Santo André (SP) em 30/11/ 1973. Ficou famosa ainda criança com o programa “Clube da Criança” e consolidou carreira na TV Globo com atrações como “Vídeo Game” e “Estrelas”. Nos últimos anos, tem se dedicado a projetos pontuais e a apresentar o podcast “Angélica: 50
Sua origem russa vem da parte paterna, descendente de imigrantes do Leste Europeu que chegaram ao Brasil no início do século XX. Seu sobrenome real, Ksyvickis, que não aparece no nome artístico completo, evidencia essa herança ligada à imigração eslava.
Renata Sorrah é atriz, nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 21 de fevereiro de 1947. Tornou-se referência em novelas como “Senhora do Destino”, “Vale Tudo” e “A Próxima Vítima”, além de longa trajetória no teatro e papéis marcantes no cinema brasileiro.
Sua origem russa vem da parte materna, filha de imigrante judia do Leste Europeu que chegou ao Brasil fugindo do clima político pré-Segunda Guerra. Seu sobrenome Sorrah, adaptado ao português, aponta para essa herança familiar eslava preservada na genealogia.
Marcelo Médici é ator e humorista, nascido em São Paulo (SP) em 6 de janeiro de 1972. Destacou-se em novelas como “Alma Gêmea” e “Belíssima”, no humorístico “Sob Pressão” e em peças teatrais solo de grande sucesso, como “Cada Um com Seus Pobrema”.
Sua origem russa vem da parte paterna, descendente de famílias judaicas do Leste Europeu que imigraram para o Brasil no início do século XX. Embora o sobrenome Médici remeta à linhagem italiana, sua ancestralidade eslava é documentada em ramos familiares que não aparecem no nome artístico.
Danielle Winits é atriz, cantora e apresentadora, nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 5 de dezembro de 1973. Destacou-se em novelas como “A Justiça”, “América” e “Senhora do Destino”, além de musicais e participações em cinema e teatro.
Sua origem russa vem da parte materna, descendente de judeus provenientes do Leste Europeu que emigraram para o Brasil. O sobrenome Winits (variação de Winitzky/Winitz) indica essa herança de família eslava, embora tenha sido simplificado ao longo das gerações.
Betty Gofman é atriz, nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 3 de junho de 1965. Atuou em novelas como “Top Model”, “Selva de Pedra”, “A Favorita” e “A Regra do Jogo”, além de peças teatrais e filmes, consolidando carreira versátil na TV e nos palcos.
Sua origem russa vem da parte paterna, descendente de imigrantes judeus do Leste Europeu que se estabeleceram no Brasil. O sobrenome Gofman preserva essa raiz cultural, comum entre famílias judaicas da antiga região russa.
Sérgio Hondjakoff é ator e ex-apresentador, nascido em Nova York (EUA) em 15 de agosto de 1984, mas criado no Brasil. Ficou nacionalmente conhecido como o personagem Cabeção na novela “Malhação”, além de trabalhar em produções como “Bela, a Feia” e programas de variedades.
Sua origem russa vem da parte paterna, descendente de imigrantes do Leste Europeu cuja família se estabeleceu no Brasil no século XX. O sobrenome Hondjakoff evidencia essa herança eslava, preservada apesar de não compor um nome artístico simplificado.
Emerson Fittipaldi é ex-piloto de Fórmula 1, empresário e comentarista, nascido em São Paulo (SP) em 12 de dezembro de 1946. Bicampeão mundial (1972 e 1974), correu por equipes como Lotus e McLaren, tornando-se um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro e também campeão das 500 Milhas de Indianápolis.
Sua origem russa vem da parte paterna, já que seu pai, Wilson Fittipaldi Sr., era descendente de imigrantes do Leste Europeu provenientes da antiga Rússia. O sobrenome Fittipaldi, embora associado também a raízes italianas, carrega essa trajetória familiar ligada ao fluxo migratório da época.
Daniel Filho é ator, diretor e produtor, nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 30 de julho de 1937. Ficou conhecido por dirigir sucessos da TV Globo como “Estúpido Cupido”, “A Grande Família” (2001) e “Sandy
Sua origem russa vem da parte paterna, já que seu pai era judeu imigrante do Leste Europeu, vindo da antiga Rússia para o Brasil. O sobrenome de batismo, Zem, indica essa linhagem eslava, embora tenha sido substituído profissionalmente por um nome artístico mais simples.

Fonte: gente.ig.com.br

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários