domingo, abril 6, 2025
InícioEventosCampão Cultural vibra com jazz-rap de Mental Abstrato e pop autoral de...

Campão Cultural vibra com jazz-rap de Mental Abstrato e pop autoral de Jacqueline Costa

Pop, jazz, hip-hop e brasilidade marcaram o show duplo na Praça do Rádio, com convidados especiais e público animado

Campão Cultural vibra com jazz-rap de Mental Abstrato e pop autoral de Jacqueline Costa

A Praça do Rádio, em Campo Grande, foi palco de uma noite inesquecível nesta sexta-feira (4), durante o Campão Cultural, com um show duplo que reuniu a força da música sul-mato-grossense e a sofisticação do jazz-rap internacional. A cantora Jacqueline Costa e o grupo Mental Abstrato, acompanhado do rapper francês Lou Piensa, conduziram o público por uma jornada musical vibrante, cheia de identidade e brasilidade.

Natural de Corumbá (MS), Jacqueline Costa foi a primeira a subir ao palco, com um repertório que misturou pop regional e pop nacional, além de composições autorais. Interpretando sucessos como “Lança Perfume”, de Rita Lee, e “Simples Desejo”, de Luciana Mello, Jacqueline empolgou o público com sua presença marcante e uma performance cheia de energia. Seu show refletiu a pluralidade cultural da região, com uma sonoridade acessível, dançante e carregada de emoção.

Na sequência, o público foi transportado para outra atmosfera com a chegada do Mental Abstrato, coletivo paulistano que vem conquistando reconhecimento internacional por sua fusão de jazz contemporâneo, hip-hop e ritmos afro-brasileiros. Formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão Tranquis e Guimas Santos, o grupo tem quatro discos lançados em países como o Japão, além de parcerias com selos da Europa e Estados Unidos. No Brasil, são considerados precursores do estilo Jazz Rap.

“É difícil definir hoje o nosso som, mas fazemos um hip-hop com influência forte no jazz urbano e contemporâneo, com uma essência afro-brasileira muito presente. Só assistindo a um show mesmo pra sentir tudo isso”, disse Omig One, cofundador do grupo. Foi a primeira vez da banda em Campo Grande. “Estamos sendo muito bem recebidos. O Campão é a cara do Brasil, essa mistura de sons é nossa cara também”, completou.

Durante o show, o grupo contou com a participação do rapper francês Lou Piensa, com quem lançou o álbum “Still In Transit”, resultado de uma parceria iniciada em 2016 e fortalecida em uma mini-turnê por Havana, Cuba. O disco transita entre hip-hop, jazz, afro-cubanismos e ritmos brasileiros, e essa mistura foi sentida no palco e nas reações da plateia.

Outro momento marcante da apresentação foi a participação da sul-mato-grossense Marina Peralta, que recentemente se apresentou no Lollapalooza e agora dividiu o palco com o grupo e Lou Piensa. Com seu reggae carregado de consciência e raízes, Marina trouxe ainda mais força à celebração musical da noite.

O advogado Pedro Rossi, que acompanhava os shows, aproveitou o Campão Cultural para aumentar seu repertório musical: “Eu conheci o Mental Abstrato hoje e vim prestigiar. Gosto bastante desse estilo de música e estou curtindo muito.”

Com uma plateia diversa e atenta, o Campão Cultural reafirma sua proposta de democratizar o acesso à cultura, valorizando talentos locais e abrindo espaço para a experimentação artística. A noite de sexta-feira foi um verdadeiro encontro entre gerações, estilos e territórios, e o público saiu de lá com a certeza de ter vivido algo único.

Texto: Evelise Couto

Fotos: Altair dos Santos

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários