O cantor e compositor Caetano Veloso usou as redes sociais nesta segunda-feira (21) para prestar uma homenagem emocionada à cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20), aos 50 anos, vítima de um câncer.
Padrinho de Preta, Caetano relembrou a proximidade entre os dois desde a infância da artista e expressou a dificuldade de lidar com a perda.
“Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha”, escreveu Caetano, revelando que se lembrou de uma antiga canção feita por Gilberto Gil para os filhos Moreno e Preta, primos e muito próximos na infância.
“Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto.”
O artista também publicou uma galeria de fotos que mostram momentos marcantes da vida da afilhada, reforçando o elo afetuoso entre os dois.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil foi diagnosticada com câncer em 2023. Em dezembro daquele ano, ela chegou a anunciar a remissão da doença.
No entanto, a enfermidade retornou com metástases meses depois, e a cantora iniciou um protocolo experimental nos Estados Unidos. Apesar dos esforços, ela não resistiu às complicações.
Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, ela cresceu cercada por referências icônicas da MPB, como Gal Costa, Maria Bethânia e o próprio Caetano, que ela carinhosamente chamava de tio.