O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL-MS), delegado André Matsushita, emitiu uma nota de repúdio veemente em relação à apresentação da escola de samba Vai Vai durante o desfile do Carnaval 2024. A ADEPOL-MS repudia veementemente a representação da POLÍCIA como “diabo”, incluindo o uso de uniformes e escudos da instituição, em um ataque injustificado à honra e dignidade de todos os policiais, homens e mulheres, que dedicam suas vidas diariamente para servir e proteger a sociedade.
A utilização desses símbolos em um contexto macabro e desrespeitoso é considerada uma barbárie sem precedentes na história do Brasil. Desprezar de maneira tão violenta e vil os profissionais que garantem os direitos fundamentais de vida, liberdade e segurança, é um ato inaceitável em uma nação séria e saudável.
A Polícia é a última linha de defesa contra a criminalidade, violência e atrocidades. Fragilizar a instituição é fragilizar a proteção social, favorecendo apenas aos criminosos que buscam cometer delitos impunemente. Portanto, a ADEPOL-MS exige consequências jurídicas, morais e administrativas urgentes diante desse ultraje.
Além disso, este episódio deve provocar uma profunda reflexão social sobre o respeito e reconhecimento aos profissionais que arriscam suas vidas diariamente em prol da segurança pública. A ADEPOL-MS expressa sua mais profunda indignação e solidariedade a todos os policiais brasileiros, reiterando seu apoio incondicional a esses valorosos servidores públicos.