Será neste sábado e domingo (23 e 23/08) as finas do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe, competição que, ao longo de duas etapas anteriores, reuniu boxeadores 135 atletas de 12 municípios do Estado e ainda competidores da Bolívia, Paraguai e do Instituto Gibi de São Paulo. “O boxe de Matogrosso do Sul desenvolve muito. A expectativa é de ótimos combates, posso falar com a maior tranquilidade porque a há de 30 anos acompanho e vivo esse meio”, destaca o jornalista esportivo e presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS), Ricardo Paredes.
A 3ª etapa e decisiva da competição será realizada em três sessões, no ginásio do Sindicato do Bancários, localizado no residencial Coopharádio, em Campo Grande. A 1ª sessão, neste sábado, começa às 15h e a segunda às 19h. A 3ª sessão será no domingo a partir das 10h.
Conforme informações da FDBMS, o evento reunira cerca de 100 atletas, com mais de 70 lutas, divididas em três sessões. São 30 categorias, divididas nas classes elite (acima de 18 anos), sub-19, sub-16 e sub15. “Podem ter certeza assistir grandes combates, e quer for ao ginásio vai vibrar muito”, destaca Marcelo Nunes, diretor da FDBMS e jornalista esportivo.
Atletas da Seleção do Estado e medalhista nacional, como Luana Mendes (51kg), e Rodrigo Queiroz (+90kg) tem presença confirmada. Este último é detentor do troféu de melhor atleta do Circuito de 2024. Mas tem presença confirmada de outros talentos e destaque do boxe sul-matogrossense e internacional, entre os quais, Fernando Soldado (75kg), Vinicius Jamaica (80kg) e Gabriel Mello (70kg), além dos campeões Paraguaias Rody Riquelme e Minerva Montiel. Esta última integrante da seleção paraguaia.
Além da disputa pela medalha de ouro entre os atletas, a batalha acirrada entre técnicos e equipes é outro ingrediente, que mobiliza e rivaliza a competição dentro dos ringues.
Na disputa entre equipes, a detentora do maior número de medalhas de ouro fica com o título de campeão. Nessa concorrência, seis Associações estão entre os favoritas. A boxe Elite/Ceintre (Campo Grande), atual campeã da competição, tem chances reais de levar a medalha de ouro em sete categorias, mas o CT Corumbá, Pugillus (Corumbá), 1º Round (Campo Grande), Associação Combate (Ponta Porã) e Comite Olímpico Paraguaio, que vem como convidada, também chances reais ficar com o troféu de melhor time do Circuito MS.
Já disputa entre os técnicos, Paulo Lima (Boxe Elite) lidera com 442 pontos, Carlos Soares (CT Corumbá) está em 2º com 406, Daniel Molina (Pugilus/Corumbá) tem 290 e Sebastião Aparecido/Artur Torres (1º Round) com 220 pontos.
O Circuito Sul-mato-grossense também contempla os melhores atletas da competição, nas classes elite, feminina e base (sub-19, sub-18 e sub-17), além do melhor árbitros.
Em sua 20ª edição o Circuito Sul-mato-grossense conta com apoio da SETESC, Fundesporte, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Sindicato dos Bancário, Fetems, Sintss e Ele e Ela Cosméticos, além da Galeria dos Esportes.