O Carnaval da Marquês de Sapucaí vai passar por mudanças significativas a partir de 2026.
Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), anunciou o fim do carro de som nos desfiles do Grupo Especial, em uma entrevista ao podcast SambaPod.
A novidade faz parte de uma reformulação completa no sistema de áudio da Sapucaí. Segundo Gabriel, o novo formato foi testado recentemente e promete transformar a experiência musical do público e dos desfilantes.
“Tudo que vocês vão ver de som no próximo carnaval é novo. Absolutamente tudo: caixas, conexões, mesa de som”, afirmou .
A partir de 2026, os intérpretes usarão fones de ouvido, como em grandes shows, eliminando a necessidade da tradicional estrutura de carro de som.
“Era só um custo, não tinha efeito operacional. A maioria dos cantores nem usava”, explicou Gabriel.
Além da mudança tecnológica, a Liesa também anunciou redução nos ensaios técnicos: serão apenas dois finais de semana oficiais na Sapucaí.
“Vamos permitir que as escolas realizem seus primeiros ensaios em ruas e quadras, evitando o desgaste de deslocamentos semanais ao Sambódromo”, disse Gabriel.
O calendário contará com quatro semanas seguidas de eventos: dois fins de semana de ensaios técnicos, os desfiles oficiais e atividades pós- Carnaval, como apuração e desfiles das campeãs e das crianças.