A repórter Luiza Vaz, da Globo, fez um desabafo nas redes sociais sobre o retorno ao trabalho após o nascimento do filho, Antônio, em janeiro. A jornalista refletiu sobre os impactos da licença-maternidade e a conciliação entre a nova rotina e a vida profissional.
“Voltar ao trabalho depois da licença-maternidade não é simplesmente ‘voltar’. É reaparecer em um cenário conhecido com uma alma recém-nascida (e, às vezes, com olheiras também)”, afirmou.
A contratada da Globo explicou que a maternidade reorganizou todos os aspectos da sua vida, desde o tempo e o corpo até as prioridades. “Este retorno será um exercício diário de conciliação, emoções, foco, organização e aprendizado”, declarou.
A repórter ressaltou que deseja apresentar ao filho uma nova faceta da mãe. “Vai ser muito especial apresentar ao Antônio essa outra face da mamãe, que coexiste com a amamentação em livre demanda, brincadeiras, dancinhas e colo sempre disponível”, disse a repórter da Globo.
Luiza Vaz também abordou a desigualdade enfrentada por mulheres no mercado de trabalho, citando dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Eu volto porque tive rede, espaço, e porque acredito que o jornalismo precisa de olhares que passam pela experiência do cuidado”, escreveu.
A comunicadora, que é casada com o também jornalista Eduardo Graziani, agradeceu o apoio dos amigos na retomada profissional. “Volto com o carinho dos amigos, recebido em presente, abraços e olhares sinceros de ‘conta comigo’. Volto mais sensível. Mais centrada. Mais forte”, finalizou.