segunda-feira, abril 7, 2025
InícioEventosMS Geek trouxe para o Centro Cultural um pouco da cultura pop...

MS Geek trouxe para o Centro Cultural um pouco da cultura pop durante o Campão

A cultura geek tem ganhado cada vez mais destaque em Mato Grosso do Sul, impulsionada por um público engajado. Como parte das atrações do Campão Cultural, o Campão Geek foi realizado neste sábado, dia (5) no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com uma programação diversificada que atendeu os fãs da cultura pop.

O evento contou com Free Play (jogos de videogame), Board Games (jogos de tabuleiro), Sword Play (batalha de espadas), Just Dance (competição de dança), apresentações de K-Pop, show da Banda Denver e o aguardado Concurso de Cosplay. Toda a programação foi viabilizada por meio de um edital inédito, dedicado exclusivamente à cultura nerd, uma iniciativa pioneira no estado.

MS Geek trouxe para o Centro Cultural um pouco da cultura pop durante o Campão

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, disse que não se pode ignorar que os jovens estão cada vez mais nerds e cada vez mais voltados para o público Geek. “Se a cultura não entender esse universo, a gente daqui a pouco está fadado a perder os jovens que se tornarão adultos no mundo da cultura. Tem que entender a cultura deles, participar e ver como isso pode ser um futuro para a cultura de um modo geral em Mato Grosso do Sul”.

Para a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Melly Sena foi um dia muito especial. “Já é a segunda edição que a gente consegue realizar o Campão Geek dentro do Campão Cultural, é essa oportunidade de valorizar a cultura pop e dar visibilidade para essa juventude. Aqui em Campo Grande tem muita gente que curte, tem mais do que a gente imagina, geralmente eles vão em eventos particulares, então o poder público estar proporcionando um evento para eles, incluindo premiações, gratuitas, a gente cumpre essa ação de política pública”.

O presidente da Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, que auxiliou na programação do MS Geek, Weverton Ramires, agradeceu ao diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, por proporcionar um espaço para mostrar a cultura pop. “Porque hoje a cultura nerd, a cultura pop está inserida em várias frentes, e poder ter espaço para que eles possam vir aqui aproveitar o dia fazendo o que gostam é muito importante porque isso aqui é a vida deles e a gente fica muito feliz por ter esse espaço”.

Weverton lembra que não somos os criadores da cultura Geek, isso já existe há muito tempo nos anos 1980, 1990, com os jogos eletrônicos em ascensão. “É algo que a gente está só expandindo, quando a gente fala em cultura pop ela abrange vários nichos, a gente pega, por exemplo, a galera dos jogos eletrônicos, a galera do just dance, do cosplay, é uma cultura e por se tratar de cultura, a nossa obrigação é respeitar esse estilo de vida dessa galera”.

Laísa Vieira, uma das juradas do concurso de Cosplay, veio vestida da personagem principal do game Esteen, que foi inspirada nela mesma. “A cultura nerd tem um impacto muito grande na minha vida porque foi o que me ajudou a formar o que eu sou hoje em dia, sem essa presença dessa cultura eu nem sei o que eu seria, porque foi ela que formou o ser humano que eu sou hoje. É difícil explicar, não se caracteriza só como uma paixão, mas vai um pouco além, é quase como uma essência de vida, onde eu me sinto bem, com as pessoas com as quais eu me sinto bem, por isso que eu faço sempre questão de estar nesse meio. Está sendo maravilhoso ver que estão dando uma atenção maior porque aqui no estado tem poucos eventos e tem uma cultura muito forte, precisa esse tipo de evento para ajudar as pessoas a desenvolver essa cultura, para terem conhecimento e para estar entre amigos”.

A estudante Sara Rils Felix veio para participar do Just Dance, mas ela não competiu, apenas quis participar dançando. “O just dance é um jogo que eu jogo desde pequena. No universo Geek eu jogo bastante também e desenho. Eu acho muito legal este evento incluir pessoas que gostam de jogos, de dançar, de animes, e arte também”.

João Paulo Castelano veio vestido do personagem Ghost, que é de um jogo, veio ao evento para jogar vídeo game, que ele curte bastante. “É uma coisa boa, é diversão, lazer, quando você está sozinho em casa e não tem nada para fazer você vai lá e joga um vídeo game e joga bastante, eu curto desde 1998. Também faço cosplay, eu vou concorrer no concurso mas não sei se vou ganhar, é só por diversão”.

Emmanuelly Oikawa, estudante, faz cosplay como hobby e veio vestida de Anya do Spy X Family, para competir no concurso. “Eu estou começando a fazer cosplay agora mas eu acompanho cosplay desde muito antes porque eu trabalho em eventos de cosplayers, mas é a primeira vez que eu estou competindo de verdade. Para mim o universo Geek é uma forma de se expressar e é uma forma de admirar a nossa cultura Geek porque muita gente acha que é coisa de criança, ou coisa que adulto não pode seguir, mas é para todas as idades, todo mundo pode experimentar jogos, cosplay, todo mundo pode seguir a cultura Geek, é um espaço onde a gente pode se expressar e admirar o que a gente gosta. O Campão Geek é muito importante porque em Mato Grosso do Sul não tem muito dessa cultura então o Campão Geek traz essa cultura para outras pessoas, que as pessoas podem conhecer, e além disso os cosplayers podem mostrar para outras pessoas qual é a nossa cultura que a gente gosta de fazer”.

Francieli Benegini, estudante, veio vestida com uma roupa de gyaro, uma estética japonea. “O gyaro é um movimento que vai contra os padrões antigos que tinha no Japão de pele muito clarinha, cabelo lisinho, uma roupa bem simples, minimalista, então é algo mais exagerado. É algo comum na cultura Geek essa estética japonesa e eu me visto assim algumas vezes por semana. A cultura Geek é praticamente a minha vida porque eu gosto de animes, eu vejo desenho, eu leio mangás. Eu achei bem legal, eu fiquei sabendo que ia ter esse evento e já me preparei para vir”.

Confira abaixo os grandes vencedores dos campeonatos de Just Dance e Cosplay:

Just Dance

1º – lugar: Luna Giora (@luna.giora)

2º – lugar: Sarah (@pipocao._.cs)

3º – lugar: Ruan (@finge_que_tem_algo_aqui2.0)

Cosplay

1- Naomi Inagaki ( naomiinagakii)

2- Fami (Fami.cos)

3- Nathi ( Nathisan.cos)

 

Texto: Karina Lima

Fotos: Daniel Reino

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários