O artesanato brasileiro está se destacando na ExpoArtesanias, maior feira de artesanato da América Latina, que está sendo realizada em Bogotá (Colômbia). Prova disso é o número expressivo de vendas dos itens brasileiros na exposição. Em apenas cinco dias, 50% da coleção apresentada no estande brasileiro já foi comercializada. Os produtos estão sendo elogiados pela diversidade cultural e pela qualidade das peças apresentadas.
Por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), e em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que idealizou o pavilhão, mais de 240 peças estão expostas por cerca de 104 artesãs, representando todas as regiões do Brasil.
A iniciativa tem como objetivo promover o talento das artesãs brasileiras e impulsionar a comercialização de produtos sustentáveis e culturalmente ricos no mercado internacional. “Esse número expressivo de vendas reforça a importância do trabalho desenvolvido no Programa do Artesanato Brasileiro e, sobretudo, pelas artesãs de todo o Brasil. O nosso papel é impulsionar e promover esse trabalho”, ressaltou o Ministro do MEMP, Márcio França.
A artesã Márcia Lima destacou a importância da participação brasileira na ExpoArtesanias: “A minha visão sempre foi que a gestão pública, as entidades que são envolvidas com o artesanato deveriam ter esse trabalho de valorização, e hoje eles estão fazendo muito bem. Esse é um exemplo do que é valorizar o artesanato”.
As peças do estande brasileiro, que combinam técnicas ancestrais com inovação, têm chamado a atenção dos visitantes pela originalidade. “Nosso estande é lindo, bem diferente do conjunto da feira. Isso está fazendo a diferença para atrair o público e fechar negócios”, ressaltou Marco Aurélio Pulcherio, Operador Logístico e Comercial da o pavilhão brasileiro.
Além de destacar o trabalho manual das artesãs, a participação na feira também reforça o compromisso do Governo Federal em valorizar e dar visibilidade às comunidades artesãs. Com 104 mulheres envolvidas na produção das peças expostas, o projeto reflete a riqueza cultural e a diversidade do Brasil, conectando os saberes tradicionais a novas oportunidades de mercado.
A ExpoArtesanias segue até o dia 17 de dezembro, e o estande brasileiro continua sendo uma parada obrigatória para os visitantes que desejam conhecer um pouco mais da arte e do talento nacional.
Foto: Pedro de Souza
Com informações da Assessoria