quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioPolíticaDrive Thru da Reciclagem segue até sábado promovendo ações de sustentabilidade

Drive Thru da Reciclagem segue até sábado promovendo ações de sustentabilidade

Evento começou hoje, reforçando parcerias da regulação, das empresas e do Estado para a preservação ambiental e o bem-estar do cidadão

A 11ª edição do Drive Thru da Reciclagem começou hoje (14), com a inédita parceria da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e agregando o saneamento básico à mobilização pelo descarte correto de resíduos sólidos. O espaço sustentável montado nos altos da Avenida Afonso Pena oferece muita informação, educação, lazer e containers para recebimento de descartáveis de todos os tipos, devidamente separados e que serão direcionados para o reuso adequado.

O evento recebeu também a visita da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que conheceu os estandes e fez doação de itens para o Bazar Vip.

Na abertura oficial, o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, afirmou que ações práticas como essa são essenciais para atingir o Estado Verde e de Carbono Neutro pretendido pelo Governo de Mato Grosso do Sul. “O resultado que queremos depende de cada um de nós. Nesse projeto, nós reunimos a cadeia de sustentabilidade”, destacou.

A presidente da DuBem Sustentável, startup idealizadora do projeto, Ana Franzolozo, celebra a dimensão que a nova edição ganhou com a adesão de novos parceiros como a AGEMS.

“Falar de saneamento na proposta de valor do Drive Thru da Reciclagem é fundamental. Precisamos, sim, falar de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Todos nós aqui representamos os envolvidos nessa responsabilidade de procurar trabalhar com os municípios, com o nosso estado, com o Brasil e com o planeta”, disse Ana.  “Somos referência, sim, e a proposta é de interligar todos os eixos”.

Reforçando a determinação da Agência em somar ao projeto, a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, considerou simbólico o evento ser realizado no parque que é uma das principais referências de meio ambiente de Campo Grande.

“E essa dinâmica de drive thru significa o dinamismo que é necessário para ajudar, facilitar e ensinar desde as crianças até os idosos, e não desistir”, lembrou. “Estamos felizes que a partir dessa edição é um evento ainda mais completo, com todos os eixos do saneamento. E nós, na AGEMS, buscamos a melhoria desse setor junto com os parceiros privados”.

Cadeia de sustentabilidade

O presidente da MS Pantanal – Parceira Público-Privada da Sanesul na universalização do esgotamento sanitário no Estado – Paulo Antunes, defendeu que “saber sem fazer não é saber”, para enaltecer a iniciativa do Drive Thru, do qual a empresa é mais uma apoiadora.

Para a coordenadora do Fundo de Apoio à Comunidade, da Prefeitura de Campo Grande, Adir Diniz praticar a reciclagem de forma ampla é também uma grande contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidos pela ONU e melhorar a vida das pessoas. “Uma cidade sustentável é uma cidade inteligente. E é isso o que queremos, juntos, fazer pela Capital”, disse.

A cadeia de transformação do que antes era considerado lixo em nova economia, novos produtos e preservação do meio ambiente passa também pelas empresas que operam no segmento, como a Berpram Reciclagem e Preservação Ambiental e a Porto Plast Industria de Plástico. “Nós queremos agradecer a parceria nesse desafio e nessas oportunidades que a iniciativa privada também vem realizando”, disse o administrador Juliano Berton.

A diretora de Inovação da AGEMS, Rejane Monteiro, destaca o sucesso do primeiro dia da mobilização proposta pelo Drive Thru da Reciclagem e convida a população para os próximos dois dias. “É mais um passo na regulação de resultados que nós queremos. Fiscalizar, mas também incentivar, inovar, e ser uma referência para a sustentabilidade em Mato Grosso do Sul e outros estados do Brasil”.

 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários