sábado, maio 18, 2024
InícioDestaqueRepresentantes do MPMS apresentam resultado de eleição ao Governo e nomeação de...

Representantes do MPMS apresentam resultado de eleição ao Governo e nomeação de procurador-geral será em até 15 dias

Na manhã desta segunda-feira (25), o governador Eduardo Riedel e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, receberam o promotor Romão Avila Milhan Junior, recém-eleito procurador-geral de justiça de Mato Grosso do Sul para o biênio 2024-2026. Ele estava acompanhado do atual chefe do Ministério Público Estadual (MPMS), Alexandre Magno Benites, que deixa o cargo em maio.

Participaram ainda do encontro na governadoria, o procurador Paulo Cezar dos Passos, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e Fabrício Secafen Mingati, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público.

O processo eleitoral de escolha do novo chefe do MPMS foi na sexta-feira (22), das 9h às 17h, por meio eletrônico, em canal de acesso restrito e seguro, no site oficial da instituição, com um único inscrito para o pleito.

Os procuradores e promotores de justiça elegeram Romão Avila Milhan Junior por 216 votos de um total de 219 eleitores, alcançando 98,63% da classe.

Neste caso a “lista tríplice” que pode ter até três nomes para escolha do governador, foi entregue hoje com apenas um candidato eleito. Eduardo Riedel tem o prazo de 15 dias para nomear o novo procurador-geral de justiça.

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público/MS Foto Saul Schramm

Trajetória – Paranaense, natural de Umuarama, Romão Avila Milhan Junior formou-se bacharel em Direito pela Universidade Paranaense em 2007. Especialista em Direito Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná, foi defensor público no Espírito Santo e aprovado em concurso para juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Atua como promotor de justiça em Mato Grosso do Sul desde 2010, foi presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) por dois biênios, de 2019 a 2023. Também foi secretário-geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) por dois biênios, de 2020 a 2024.

Em fevereiro de 2023, tornou-se procurador-geral adjunto de Justiça Legislativo do MPMS e, em março de 2024, tomou posse como 1º vice-presidente da CONAMP, para o biênio 2024-2026.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Fonte: Agencia de Notícias – MS

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Matérias

Comentários